As Incríveis aventuras de Kavalier e Clay!

Escapista

Originalmente publicado na página da Ribeirão Preto em Quadrinhos no facebook.

Às vezes, os quadrinhos são vistos como um nicho, o que os isola e impedem que alcancem novos leitores. Por isso, é bacana quando outros meios fazem menção a linguagem das hqs e a reconhecem como um meio tão bom quanto qualquer outro para expressar ideias, pensamentos e emoções.Bora falar um pouco de quadrinhos fora dos quadrinhos então?

A dica do dia é o livro “ As incríveis aventuras de Kavalier e Clay”, de Michael Chabon. É um volumão de mais de 600 páginas escrito em prosa, que venceu o Prêmio Pulitzer de 2001.

 Na obra o autor mescla realidade e fantasia para falar da era de ouro dos quadrinhos nos Estados Unidos. No drama, Sam Clay e Joe Kavalier são dois quadrinistas que durante os anos da Segunda Guerra criam seu próprio super-herói, o Escapista.Se tornam conhecidos e contracenam com os mestres da época, como Siegel, Shuster , Kirby, além de outras figuras históricas.

Mas o bacana mesmo é que Chabon usa o Escapista como um personagem metáfora. Ele é uma mistura de Batman com Houdini, dedicado a ajudar as pessoas a escaparem de seus problemas e sofrimentos. Mas mais do que um herói como os outros que surgiram na época (Fantasma,Superman,Capitão América) , o Escapista serve para mostrar a importância da ficção e da fantasia como um meio de entender a realidade e até mesmo encará-la. Seus criadores o usam para rebater os problemas que não conseguem resolver, especialmente Joe Kavalier, que veio para os EUA fugindo do nazismo na Europa em uma experiência muito traumática.

A história também coloca de forma muito legal a importância dos quadrinhos naqueles anos, usando o contexto da época para mostrar por quê se tornaram tão populares e a sua influência na cultura pop e na formação do imaginário norte-americano.

O livro foi lançado aqui pela editora Record, e se você é fã de hqs e super-heróis, precisa conhecer. Se não é, mas gosta de ler um bom livro, com personagens bem desenvolvidos e dramas reconhecíveis a qualquer um, também vale a recomendação.

Para encerrar, esse pequeno video de uma tentativa de adaptação do livro para os cinemas, dirigido aqui por Jamie Caliri :

Advertisements

One thought on “As Incríveis aventuras de Kavalier e Clay!”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s