A polêmica do final de Watchmen…

watchmen-film0

…retorna quatro anos depois.

Dias atrás, o produtor de cinema Joel Silver fez uma declaração polêmica, ao afirmar que a não filmada versão de Terry Gilliam para Watchmen ( a hq clássica de Alan Moore e Dave Gibbons) seria muito melhor do que o filme de Zack Snyder.

No final da versão de Gilliam,  Veidt convenceria o Dr Manhattan a voltar no tempo, e impedir seu surgimento,e o dos outros super heróis, que passariam a ser apenas personagens de gibi.

No final da versão de Snyder, que foi filmada- spoilers adiante -explosões em várias cidades do mundo são atribuidas ao Dr Manhattan. A intenção do Snyder foi claramente tentar manter a idéia do final de Alan Moore: Ele se torna o inimigo comum que une as nações em conflito, dando um fim a guerra-fria.

Concordo que o final da hq (com o falso monstro alienígena como ameaça comum as superpotências) dificilmente resultaria num bom resultado se transposto para outra linguagem que não as histórias em quadrinhos.

Mas a resolução dada por Snyder para seu filme foi rasa e com furos. Por exemplo: Durante toda a história é mostrada a importância estratégica do Dr Manhattan. Ele é a arma super-poderosa que os norte-americanos usam para manter a URSS sob controle.  É muito dificil acreditar que um medo generalizado do Dr Manhattan fora de controle uniria as duas nações. Talvez por um momento; mas uma das frases mais legais da trama é “Deus existe, e é americano”, em referência ao superser de pele azul.  Muito provavelmente, os outros países que sofreram danos supostamente causados por Manhattan iriam cobrar a conta dos Estados Unidos. Afinal, o governo americano usava o deus azul como arma; se ele saiu do controle, não é dificil imaginar quem seria responsabilizado.watchmen-film1

Ou seja, o final de Zack  Snyder não me convenceu nem um pouco. Para mim, sobra um filme com boas intenções, que tenta ser fiel e mantém um visual perfeito o tempo todo.  Depois da afirmação de Silver, Snyder disse que fez o filme para salvar a hq dos “Terry Gilliams do mundo”. Mas a versão de Gilliam poderia sim ter rendido uma homenagem muito interessante a hq; a versão de Snyder tenta o máximo possível ser fiel a obra de Moore, mas em se tratando de uma adaptação para outra linguagem , claro que elementos importantes se perdem no caminho. Watchmen acaba sendo um filme preguiçoso por não tentar causar a mesma sensação que o quadrinho causa usando recursos próprios ao cinema. Entendo que foi muuuuuito melhor do que outras adaptações, e respeito o trabalho do diretor por isso.

Mas acredito que mesmo com a diferença em relação a obra original, a versão de Gilliam poderia ser muito rica como adaptação, por trazer para a versão filmada a questão da diferença entre quadrinhos e cinema: o unico jeito do mundo continuar existindo é que aqueles seres fantásticos fossem ficção.

Caramba, eu gostaria muito de ter visto isso.

Advertisements

One thought on “A polêmica do final de Watchmen…”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s