De Tom Taylor à Tio Patinhas.

O_Inescrito_mobydick1

Meses atrás, as minhas leituras vieram com uma recorrência engraçada, em 2 titulos muito diferentes: “O inescrito vol.4″ da Vertigo-Panini Comics; e o Tio Patinhas 580 da editora Abril.

A curiosidade vem do fato de as duas edições tratarem de forma direta do clássico da literatura Moby Dick, de Herman Melville.

No volume 4 de Inescrito,chamado Leviatã,  Tom Taylor continua seguindo o mapa das histórias, que o leva para dentro da obra de Melville.  Mike Carey e Peter Gross vem conduzindo muito bem a trama até o momento. Já disse no blog que o trabalho de Carey como roteirisra nunca me chamou muito a atenção; mas aqui ele cria uma narrativa que entrelaça fantasia e realidade de um jeito bem bacana, deixando o claro o peso da primeira em como nós definimos a realidade. Ao jogar Tom na busca pela grande baleia branca, o autor acrescenta ainda mais histórias com cetáceos titânicos no enredo, o que ajuda a revelar mais sobre do que trata a saga de Inescrito verdadeiramente.

Os desenhos de Peter Gross pode até não se destacar muito, mas em sua clareza consegue demonstrar um dominio narrativo muito bom.

O_Inescrito_mobydick2

Já na história do Tio Patinhas, como é comum em várias hqs disney, os autores colocam os patos fazendo as vezes dos personagens do livro original.

patinhas-mobydick1

Patinhas “encarna” o rabugento Quackhab, que teve sua moedinha numero 1 engolida pela Moby Dick, a baleia banco. Sim, ela tem esse nome porque em seu interior encontram-se além da número 1, muitos tesouros. Já o Pato Donald faz as vezes do também icônico Ismael.

A história de Francesco Artibani e Paolo Mottura ocupam a revista toda, em quase 80 páginas perfeitas. O roteiro é bem redondo, ágil e divertido, e a arte de Mottura está simplesmente fantástica. Completa a revista um texto muito legal sobre baleias lendárias, com várias curiosidades. O unico puxão de orelha vai para a edição, que poderia ser um especial mesmo, com formato maior e papel melhor, para valorizar um trabalho tão bem realizado.

patinhas-mobydick4

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s